História CCIBC

Breve história e fundação da CCIBC

Fundada em Dezembro de 1986, e com sede social em São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China, com dez escritórios nas principais capitais do país e cinco na China, vem desenvolvendo esforços continuados em prol da amizade, do desenvolvimento e da cooperação comercial e cultural sino ‐ brasileira.

Nascida de uma sugestão do então Ministro das Relações Exteriores, o Ex Vice‐Primeiro Ministro e Membro do Conselho de Estado, Sr. Wu Xueqian, ‐ que recebeu o Presidente da CCIBC em fins de 1986 em Beijing ‐ a Câmara constituiu‐se como uma entidade civil sem fins lucrativos em 17 de dezembro de 1986. Desde sua fundação, tem sido uma ativa mola propulsora do desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e dos agentes do progresso em geral, tem realizado uma série de eventos, cujo resultado é avaliado a partir da significativa quantidade de mensagens e testemunhos reunidos ao longo de quase duas décadas de árduos trabalhos.

Além de outras manifestações a Câmara recebeu mensagens escritas de punho próprio de dois Presidentes da República Popular da China ‐ o Srs. Yang Shangkun e Jiang Zemin (este, além de ser, na época, o Chefe de Estado e o Secretário Geral do Partido Comunista, é ainda o Presidente da Comissão Militar do Partido), do então Presidente do Congresso Nacional do Povo, o Sr. Qiao Shi e do Presidente da CPPCC (Conferência Político Consultiva do Povo Chinês) o Sr. Li Riu Huan e da atual membro do Politburo chinês, Mdme. Wu Yi. E um dos imortais da Revolução Chinesa, Vice‐Presidente da poderosa Comissão de Assessoramento, Sr. Bo Yi Bo pintou de punho próprio uma mensagem num quadro dando parabéns a Feira em Beijing de Produtos Chineses, que a Câmara fez realizar no Rio de Janeiro.

  • Encontro entre o Ex-Presidente da China, Sr. Hu Jintao e o Presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang
    big image
    Encontro entre o Ex-Presidente da China, Sr. Hu Jintao e o Presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang
  • Encontro entre o Ex-Presidente da China - Sr. Hu Jintao, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e o atual Governador de São Paulo - Geraldo Alckmin
    big image
    Encontro entre o Ex-Presidente da China - Sr. Hu Jintao, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e o atual Governador de São Paulo - Geraldo Alckmin
  • Missão empresarial levando ex-Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, à China. Tinha como objetivo promover a irmandade entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Henan.
    big image
    Missão empresarial levando ex-Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, à China. Tinha como objetivo promover a irmandade entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Henan.
  • Encontro entre o Ex-Presidente China - Sr. Jiang Zemin, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e a vice-presidente da CCIBC - Sra. Uta Schwietzer
    big image
    Encontro entre o Ex-Presidente China - Sr. Jiang Zemin, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e a vice-presidente da CCIBC - Sra. Uta Schwietzer
  • Encontro entre o Ex-Presidente China - Sr. Jiang Zemin, o Ex-Embaixador - Chen Duqing, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e a vice-presidente da CCIBC - Sra. Uta Schwietzer
    big image
    Encontro entre o Ex-Presidente China - Sr. Jiang Zemin, o Ex-Embaixador - Chen Duqing, o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang e a vice-presidente da CCIBC - Sra. Uta Schwietzer
  • Encontro entre o ex-Primeiro Ministro da China - Sr. Zhu Rongji e o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang
    big image
    Encontro entre o ex-Primeiro Ministro da China - Sr. Zhu Rongji e o Presidente da CCIBC - Sr. Charles Tang
  • Encontro entre o Ex-Presidente da China, Sr Yang Shangkun e o Presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang
    big image
    Encontro entre o Ex-Presidente da China, Sr Yang Shangkun e o Presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang
  • Encontro entre o Governador da Província Liaoning e o presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang.
    big image
    Encontro entre o Governador da Província Liaoning e o presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil‐China tem recebido centenas de missões chinesas, pondo‐as em contato com empresas brasileiras ajudando a formação de parcerias, descobertas de novos nichos de exportação brasileira, e a efetivação de investimentos e do comércio. Assim como tem organizado missões de empresários brasileiros a China, tendo sido uma das mais relevantes àquela organizada em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ‐ FIESP.

Esses eventos culminaram na Brasil – China Trade Fair 2002, a primeira feira comercial de promoção de produtos Brasileiros realizada em Xangai após 18 anos de ausência deste tipo de promoção Brasileira. Esta feira re‐construiu a imagem do Brasil naquele mercado e ajudou a re‐acender o interesse mutuo das empresas do dois países. O apoio do ex‐Ministro Sergio Amaral que dela participou e palestrou com uma comitiva de 112 empresários brasileiros foi decisivo para a sua realização. Autoridades de toda a China viajaram longas distancias para participarem da feira e vieram liderando grandes delegações de suas províncias e cidades.

Vários novos nichos de exportação também foram desenvolvidos a partir desta feira, inclusive de empresas medias brasileira. Leite longa vida da Cemil, telhados para galpões industriais e de shopping da Marko Rollon, e até própolis já foram embarcados para a China.

A CCIBC também ajudou a organizar e participou de diversas Missões Governamentais e Empresariais como aquela do então Governador Olívio Dutra, e no Governo Itamar Franco, aquela que foi chefiada pelo então Ministro Alexis Stepanenko, um dos Vice‐Presidentes da CCICB, recebida pelo Presidente da China, e que contou com a presença do Dr. Augusto Franco, um dos seus Diretores.

O Presidente e o Vice‐Presidente da Câmara tomaram parte na 5a. e na 7a. Conferência Mista Brasil‐China, em elaboração com o Itamaraty, levaram missões comerciais de empresários brasileiros.
Esses Diretores da Câmara foram também signatários do documento final daquele evento.

Uma das principais funções da Câmara é a de orientar e informar empresas brasileiras e chinesas sobre a legislação e regulamentos em vigor nos dois países; tem também a função de produzir certificados de Origem de mercadorias brasileiras para exportação, receber missões chinesas, promover seminários e feiras e aproximar empresários brasileiros e chineses com o objetivo de cooperações mútuas.

Reconhecida pelas autoridades do Brasil, a CCIBC foi nomeada como órgão coordenador do acordo assinado entre CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade) e a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Comércio, a Associação do Comércio Exterior do Brasil, a Associação das Empresas Nacionais Exportadoras e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Este acordo, assinado em 15 de março de 1988, visa promover a cooperação entre as entidades signatárias, a troca de informações sobre certames e feiras, a facilitar contatos entre órgãos governamentais e para‐governamentais dos dois países, intercâmbio de informações sobre novos produtos e troca de consultorias e assessorias.

A câmara participa, como membro, do Conselho de Comércio Internacional da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, da Confederação Nacional do Comércio e da Câmara Internacional de Belo Horizonte que somente reconhecem uma Câmara por país.


Assim sendo, é a única Câmara bilateral entre o Brasil e a China que é legitimada por estas entidades e pelo CCPIT – Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Exterior.