Dicas de Etiqueta e Cultura Chinesa – Coisas para saber antes de viajar


Importantes Conceitos para o entendimento da Cultura Chines

关系 GUANXI: Esta é uma palavra pra indicar o relacionamento entre pessoas baseado na confiança, é um tipo de responsabilidade com o outro. Com um bom Guanxi na China, pode-se conseguir bons negócios. Ou seja, o chinês prefere fazer negócios com uma pessoa indicada por outra pessoa de confiança, do que com uma pessoa que não tem qualquer histórico.

面子 FACE: Significa “perder rosto”. Esta expressão significa na verdade, perda de moral, prestígio, respeito ou credibilidade. Situações como chamar atenção aos erros da pessoa, confrontar, ficar com raiva (em especial, na frente de outros), podem levar o chinês a “perder rosto”, o que é uma situação de grande desconforto para eles, devendo, portanto, sempre ser evitado.

Introduções e Trocas de Cartões / Presentes

CUMPRIMENTO - A forma comum de cumprimento em reunião de negócios hoje em dia é o aperto de mãos. Para o chinês essa forma de cumprimento foi adotada para se integrar ao ambiente de negócios ocidental, mas virou uma prática normal hoje em dia. Porém, chineses geralmente não estão acostumados a toques, beijos, abraços ou tapinha nas costas. Assim, não se assuste se não houver firmeza no aperto de mão, trata-se, realmente, de falta de costume.

NOMES CHINESES – Nomes são muito importantes na cultura chinesa.  Quando um bebê nasce, pensa-se muito no nome que será dado à criança, para que seja escolhido um nome auspicioso que trará sorte e fortuna para a criança. Os nomes em chinês geralmente tem 2 ou 3 palavras (que correspondem à 3 sílabas).  A primeira palavra (sílaba) é o sobrenome da pessoa (vem primeiro mostrando a importância das relações familiares), depois vem o nome da pessoa que pode ser formado por uma ou duas palavras (uma ou duas sílabas). Ex: Tang Kai Qian significa sobrenome Tang e primeiro nome Kai Qian. Os chineses não são chamados pelo primeiro nome e sim pelo sobrenome, por ex.: Sr. Tang. Mulheres não necessariamente tem o mesmo sobrenome do marido, então Sra. Li pode estar casada com Sr. Wang. É costume agora os chineses usarem um nome ocidental para ajudar os estrangeiros a se lembrar deles e chama-los. Assim, Sr. Tang Kai Qian, por exemplo, pode ser conhecido como Charles Tang.

HIERARQUIA – A hierarquia na China é mais evidenciada, sendo levada mais em conta na China do que no Brasil. Na China, a hierarquia entre cargos em uma empresa é clara, e as relações entre pessoas deve levar em consideração essa hierarquia. Assim, o pedido para que algo seja feito, deve vir sempre de alguém de hierarquia maior.

CARTÕES DE VISITA - Cartões de visita devem ser entregues e recebidos com as duas mãos.  A informalidade de dar ou receber o cartão com uma mão pode fazer os chineses sentirem que não foi dada a devida importância. O cartão de visita nunca deve ser entregue como num jogo de cartas em cima da mesa, isso é muito mal educado. Cada cartão deve ser entregue pessoalmente (isso se aplica também para a entrega de presentes ou documentos). Deve-se também olhar o cartão recebido antes de guardá-lo.  Por fim, nunca guarde o cartão de visita no bolço da calça, pois isso significaria que você está sentando no rosto do seu parceiro chinês.

TROCA DE PRESENTES - É comum a troca de presentes durante uma visita ou reunião.  Presentes são trocados para mostrar agradecimento, apreciação e interesse em estabelecer “GUANXI”.  Os presentes podem ser dados para todas as pessoas de um grupo ou um único presente para todo o grupo. No caso de presentes para todo o grupo, garanta que possui presente suficiente para todos (assim, aconselhável que se leve presentes extras). O presente de maior valor deve ser ofertado primeiramente para a pessoa de maior cargo do grupo. Pessoas do mesmo nível devem receber presentes do mesmo valor.  No caso de um único presente para o grupo, o presente, neste caso, deverá ser entregue a pessoa mais importante da delegação. Caso não haja presentes, pode-se convidar a pessoa para jantar. Nessa situação, deve-se tomar cuidado ao convidar pessoas do sexo oposto para jantar isoladamente, pois pode parecer um flerte, para evitar qualquer situação desagradável, frise que se trata de um convite da empresa ou procure chamar todo o grupo.

  • O que não se deve dar de presente: Os chineses são muito supersticiosos, assim alguns tipos de presentes devem ser evitados. Por exemplo, relógios, objetos pretos e brancos podem lembrar alguns chineses de morte ou funerais. Também devem ser evitados presentes em número de 04, pois, o som do quatro é parecido com o som da palavra “morte” em chinês. O número oito por outro lado, tem o som de sortudo então esse número é de sorte.  Não se deve dar tesouras ou outros objetos cortantes, pois significa que quer cortar relações. Na hora de embrulhar evite usar papel branco ou preto, os preferidos são dourado ou vermelho, bem como deve ser evitado o uso da tinta vermelha. Por fim, NUNCA dê um chapéu verde para um homem chinês, pois significa que ele é corno.
  • Sugestões de presentes: Artesanato da sua região ou país, blusas da seleção brasileira de futebol, objetos em pedras ou pedras preciosas, bebidas alcóolicas (para os homens), itens com o logo da sua empresa, livros e calendários.

Normalmente, os presentes recebidos não são abertos na mesma hora, para se evitar constrangimentos, caso o presente não agrade. Só se deve abrir um presente recebido se a pessoa que o deu pedir que você abra o presente ou, ainda, se você for muito curioso, pode pedir para abri-lo.

Pontualidade

Por favor, seja pontual! A Cultura chinesa respeita a pontualidade e atrasos mostram falta de respeito.

Negociação

Uma delegação chinesa espera que na reunião tenha uma pessoa com cargo igual ou maior do que a pessoa de maior cargo da delegação chinesa.  Geralmente, a pessoa de mais alto cargo da delegação irá entrar primeiro (a menos que seja o tradutor ou guia que estará acompanhando), ser apresentado primeiro e se sentará do lado oposto da mesa, da pessoa de maior cargo que está recebendo a delegação (seguido pela segunda pessoa mais importante, e assim sucessivamente).

Durante o processo de negociação, não interrompa uma apresentação ou palestra, guarde seus comentários e perguntas para o final da explanação de seu parceiro chinês.

SILÊNCIO: O Silêncio é muito usado em negociações. Para os chineses o silêncio é um tempo para refletir, considerar, pensar e preparar uma resposta. Deixar a pessoa pensar é educado.  Pessoas que não entendem esse momento ou ficam desconfortáveis nessa situação, podem conceder ou entregar mais informações do que necessário, portanto, tenha paciência.

A PALAVRA “NÃO”: Chineses não gostam de responder “não” diretamente, pois sabem que a negativa pode causar desconforto ou “perda de rosto”, o que é muito embaraçoso para eles. Assim, se você escutar expressões do tipo “talvez depois”, “vamos discutir mais” ou “não será muito conveniente” vindo de um chinês, pode ser entendido como uma resposta não favorável. Da mesma forma, se você tiver que dizer “não” para um chinês, pense em uma outra forma de dizê-lo, como por ex.: “talvez em outro momento”.

Banquetes ou Jantares

Um banquete ou jantar é um jeito popular de criar “GUANXI”. A ordem dos assentos é parecida com o das reuniões, sendo que se for uma mesa redonda (mais comum) a pessoa de honra senta-se ao lado esquerdo da pessoa que convidou a delegação. Já a pessoa que convidou senta-se com o rosto para a porta.

É educado experimentar toda a comida, pois mostra que a pessoa está aberta a coisas novas e situações diferentes, assim como a nova parceria. Se não tiver como experimentar, aceite no prato e deixe sem criar grande cena. Seu parceiro ficará feliz se falar bem de algum prato. Antigamente, não se comia tudo no prato, pois a pessoa que convidou iria pensar que o convidado quer mais, pedindo, assim, mais comida para a mesa. Hoje em dia, os chineses já estão acostumados com o jeito ocidental de “limpar” o prato.

Outra dica importante é o de nunca deixa o “hashi” (os famosos pauzinhos) em pé no arroz, pois isso faz lembrar cerimônias de morte. Deixe-os na horizontal ou no suporte.

Beber é uma parte importante do banquete e começa depois que a pessoa que está recebendo a delegação oferece um brinde. É de bom tom que o convidado retorne o brinde – podendo ser feito imediatamente depois do brinde ou depois de alguns pratos. Assim, esteja preparado com um curto discurso – que pode falar de amizade, cooperação e etc. Se você não puder beber álcool o brinde pode ser feito com refrigerante ou chá. Tome cuidado para não exagerar na bebida. Sempre que for se servir de bebida, coloque primeiro bebida no copo das pessoas ao seu lado, para então se servir. 

A pessoa que fez o convite para o jantar é que deve pagar a conta e somente depois que os convidados tiverem saído, devendo ser feito de forma discreta, sem que os convidados vejam que está pagando. Não é educado mostrar dinheiro ou fazer o pagamento à mesa. Será educado retribuir eventual convite de jantar recebido pelo parceiro chinês com outro em noite diversa ou, ainda, quando da visita do grupo chinês ao Brasil.

Comunicação

Não se assuste com perguntas pessoais como, por ex.: se está solteiro, quanto ganha, quanto paga ao seu funcionário.
Não aponte para coisas com o dedo, é mais educado apontar com a mão aberta.

Despedidas

É muito comum a delegação chinesa querer tirar foto no final do encontro.  Esteja pronto você também com sua câmera fotográfica, para mostrar que deseja guardar uma recordação do momento.
Por fim, ao se despedir de um empresário ou delegação chinesa, leve o(s) até a saída (elevador, porta de entrada...) ou veículo, virando as costas somente após a partida do(s) mesmo(s).

 

Autor(a): Morna Smith - Câmara de Comércio e Indústria Brasil China