Dicas para evitar problemas na comercialização de mercadoria vinda da China

No intuito de proporcionar mais segurança para as empresas brasileiras comprando da china, a Câmara Brasil China gostaria de passar algumas dicas para evitar futuros problemas na entrega da sua mercadoria.

Precauções que devem ser tomadas na hora de:

Selecionar Fornecedor

1 - Verificar se o site do fornecedor tem um site em chinês alem do site em inglês (empresas idôneas podem ter o site só em inglês, mas se não tiver em mandarim, seria prudente pesquisar melhor a empresa);
2 - Cuidado com cotações muito abaixo do mercado;
3 - Pedir referência de outros clientes da fábrica;
4 - Pedir para ver o “Quality Control Manual”;
5 - Entrar em contato com a empresa pelos contatos no site e verificar se seu contato realmente trabalha na empresa (já houve casos em que pessoas criaram e-mails com o nome da empresa, mas não trabalhavam na empresa). Não se deixe enganar pelo e-mail!
6 - Assinar um contrato com o fornecedor para maior segurança em caso de processo jurídico.

Fechar negócio e pagamento

1 - Faça uma pesquisa de idoneidade da empresa com a qual você considera comprar a mercadoria. (Caso queira mais informações sobre pesquisa de idoneidade entre em contato conosco);
2 -  Faça uma auditoria da fábrica. (entre em contato para maiores detalhes)
3 - Todos os documentos oficiais devem ser assinados e carimbados pela empresa ( Na China, o carimbo vale mais do que a assinatura);
4 - Atenção se a conta bancária para depósito não esta em nome do fornecedor ou baseado em outra cidade;

Etapa de Produção

1 - Faça uma inspeção da mercadoria durante e depois da fabricação (para maiores informações entre em contato com a câmara). Obs: Lembrar que algumas empresas tiveram problemas com mercadorias mesmo na quarta ou quinta importação do mesmo fornecedor.
2 - Antes de efetuar o pagamento da última parcela do produto, verifique com sua cia. marítima se os dados contidos na BILL OF LADING (Documento emitido pelo agente da empresa de transporte ou pela própria empresa de transporte) são verdadeiros. Obs: Na Bill of Lading são informados: o destinatário, o consignatário, a quem deve ser notificada chegada da carga, o tipo de carga, quantidade, peso, tipo de acondicionamento, número de cada contêiner, se for utilizado, selo, declaração de que foi embarcada a bordo, se frete pré-pago ou a pagar no destino, etc.

Etapa da Entrega

1 -  Verifique a mercadoria na chegada ao porto e solicite uma inspeção da mercadoria por uma empresa de inspeção terceirizada (preferencialmente uma com renome internacional) com laudo.

Esperamos que essas dicas possam ajudar os importadores brasileiros a fazer negócios com a China com mais segurança e confiança e assim diminuir os problemas com fabricantes aumentando as oportunidades de negócios com as fábricas chinesas idôneas e de boa qualidade.