Conferência Brasil-Liaoning - Rio de Janeiro 11. 09.2015

Encontro de Negócios com Delegação Governamental e Empresarial da Província de Liaoning, China

A Conferencia Brasil – Liaoning 2015, realizada nesta data no CCBB-RJ  foi muito importante para a apresentação das oportunidades de negócios entre o Estado do Rio de Janeiro e sua província Irmã  de Liaoning. 

A Sra. Monica Teixeira Martins Paula - Gerente Regional de Apoio ao Comercio Exterior do Banco do Brasil, como anfitriã da magnífica casa, fez a abertura do evento ressaltando o apoio do Banco do Brasil aos empresários, que desejam desenvolver negócios com a China e se colocou a disposição para receber os eventos que fomentem as parcerias comerciais entre o Estado do Rio de Janeiro e a China.  

Em seguida foi dada a palavra ao Sr. Charles Tang – Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Brasil China – CCIBC, entidade organizadora da Conferencia, que mediou a programação do evento. Após uma breve apresentação da historia da Camara, que há mais de 30 anos vem desenvolvendo o comercio bilateral Brasil-China, com o apoio institucional de ambos os governos e em especial num trabalho de cooperação mutua com o CCPIT, Sr. Tang fez a introdução oficial dos membros da delegação de Liaoning, liderada pelo Sr. Wang Xiaoliu - Vice-Prefeito de Yingkou , contando ainda com a participação do Sr. Chai Lijun Vice-Prefeito de Huludao , do Sr. Kong Wei Vice-Prefeito Haicheng, o Sr. Zhang Xuefeng - Primeiro Vice-Presidente do Conselho de Promoção de Negócios Internacionais –CCPIT e de executivos seniores de diversos setores de Liaoning, o Sr. Tang deu, na sequência, a palavra ao Sr. Marcelo Haddad – Presidente da Rio Negócios, que falou aos membros da missão sobre as diversas áreas de interesse do Estado do Rio de Janeiro em desenvolver negócios com Liaoning.  

O Sr. Haddad brilhantemente ressaltou que a alta do dólar e os incentivos fiscais para a implantação de indústrias no Estado do Rio de Janeiro são muito favoráveis no momento às diversas atividades, principalmente, dos setores: de construção, infraestrutura, área portuária, óleo e gás, automotivo e têxtil. E ainda fez o convite às oportunidades de investimento e o fortalecimento da cooperação com Liaoning, através de iniciativas que possam ser favoráveis ao crescimento da indústria têxtil no Rio de Janeiro.

 Em seguida foi dada a palavra a Sra. Thayne Pontes Garcia – Assessora –Chefe de Comercio e Investimentos da Secretaria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que com muita propriedade discorreu sobre uma serie de oportunidades que o Estado do Rio de Janeiro oferece.  Inicialmente forneceu dados importantes sobre o Rio de Janeiro, que está na região mais dinâmica do Brasil, a Região Sudeste e que em um raio de 500 km é possível acessar 55% do PIB brasileiro e cerca de 42% da população do Brasil e ainda que o RJ, apesar de ser o terceiro menor estado em extensão, é a segunda maior economia do país. A população do estado é  de 16 milhões de habitantes e o PIB é de US$246.7 Bi. Equivalente a 11,5% do PIB do Brasil. Em seguida, ofereceu como ótima oportunidade para Liaoning, o Porto do Açu, que se encontra inativo, mas que em aproximadamente 6 (seis) meses,  poderá ser estruturado para entrar em operação. 

 Ressaltou que houve um crescimento de mais de 200% nos últimos 10 anos, fortemente impulsionado pelo crescimento da indústria de petróleo. Historicamente o Rio de Janeiro produz cerca de 80% do petróleo nacional e 40% do gás. Alem disso, cerca de 60% das reservas do pré-sal, estão na costa do Rio de Janeiro. Informou ainda que o Estado também é responsável por 30% da produção de aço no Brasil e é o terceiro principal produtor automotivo, com a presença de grandes montadoras como a Renault –Nissan , PSA Peugeot –Citröen , MAN Caminhões, Jaguar Land Rover . Destacou que ainda não há nenhuma montadora chinesa no RJ, mas que o convite está feito!

Para que cada um pudesse individualmente discorrer sobre o interesse de sua indústria no desenvolvimento de futuras parcerias com o Brasil, o Sr. Tang deu a palavra aos demais membros da missão, que convidaram as autoridades do Governo e os empresários brasileiros presentes para visitarem Liaoning e em especial as suas cidades. 

Sr. Tang também falou sobre a importância da atuação da Câmara Brasil China no desenvolvimento da parceria entre Liaoning e o Brasil, destacando ter sido a CCIBC a responsável pelo “casamento” e assinatura de Acordo entre o Estado do Rio de Janeiro e a Província de Liaoning, ratificado o interesse mutuo entre os dois (Rio & Liaoning) pela visita do Governador de Liaoning ao Rio de Janeiro em 2014.  E ainda enfatizou a importância do Banco do Brasil para as importações e exportações entre o Brasil e a China.  

No final do evento houve a troca de cartões entre os membros da delegação de Liaoning e os empresários brasileiros presentes. O Sr. Tang também apresentou a Prefeitura de Seropédica, representada pelo Sr. Fabio Cavalcante – Secretario de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, ao Sr. Chai Lijun – Vice-Prefeito da Cidade de Huludao, com sugestão para assinatura do Acordo de Cidades Irmãs.  Ao que ambas as partes manifestaram grande entusiasmo e interesse em desenvolver conjuntamente os projetos que Seropédica pretende implementar em parceria com a China.    

O evento teve uma grande procura e foi uma conferência marcada por discussões empolgantes e de grande relevância para dar destaque às oportunidades de investimento que o Estado do Rio oferece a Província de Liaoning e deu aos empresários brasileiros a chance de conhecer mais sobre a Província de Liaoning, para apresentar suas áreas de atuação e despertar o interesse de parcerias, negócios e futuros investimentos.

O Sr. Tang encerrou a conferencia convidando a todos os membros da delegação para os Jogos Olímpicos em 2016!