Feliz Ano Novo Chinês !

Feliz Ano Novo Chinês !

Começa o ano 4716 na China!

 

Como os avanços tecnológicos mudaram essa celebração...

 

 

Related image 

 

No dia 15 de fevereiro de 2018 celebramos o início do Ano Novo Chinês, o ano do Cachorro.

A celebração do Ano Novo Chinês , também chamado de "Festival da Primavera", tem sido muito bem preservada ao longo dos séculos...

Um grande evento que dura cerca de 15 dias. Dança do leão e do dragão, celebrações grandiosas em família e com os amigos, decoração especial são algumas das características que marcam o Ano Novo Lunar.

O vermelho predomina na ornamentação das residências, shoppings, bares, restaurantes e cidades, as portas e as ruas são todas decoradas com fitas vermelhas, balões, lanternas e coisas do gênero. Pode-se encontrar inúmeras lanternas vermelhas e mensagens de prosperidade em todo o lugar.

Na culinária não poderia ser diferente...

Para o jantar de reunião familiar, as pessoas que residem em outras cidades ou províncias retornam para visitar e se reunir com os familiares e amigos. Um grande banquete é preparado.

Pratos como frango, peixe e feijão de soja são obrigatórios, pois em chinês, suas pronúncias soam como 'Ji', 'Yu' e 'Doufu', com significados auspiciosos, de abundância e de riqueza.

Um dos pratos mais típicos é o : Jiaozi tradicional bolinho

 

Chinese Pork Dumplings

 

São "bolinhos de massa" cujo modo de preparo varia de região para região, podem ser cozidos na sopa, fritos ou cozidos no vapor e o recheio também pode variar, no norte por exemplo, o recheio é salgado, já no sul o recheio tende a ser doce.

O seu formato remete a forma do lingote de ouro chinês , que significa riqueza e prosperidade.

 

Ouro ou lingote de ouro chinês significa símbolos de riqueza e prosperidade — Fotografia de Stock #161519648

O macarrão também faz parte do cardápio, pois comer macarrão significa ter "vida longa"... e o bolo de arroz para "acumular riqueza", ano após ano...

Portanto, pela simbologia dos alimentos, dentro da tão variada cozinha chinesa, alguns pratos são típicos da celebração em todo o país.

Alguns dos costumes da ocasião são baseados em superstições bem interessantes, por exemplo, nos dias que antecedem o Ano Novo, remover a poeira do ambiente, fazer uma grande faxina é uma tradição, significa retirar o "velho", o "antigo" para desviar a má sorte ou as coisas velhas da casa e se preparar para um novo começo!

E como não poderia deixar de ser, para o povo que descobriu a pólvora, a tradição da queima de fogos serve para espantar os maus espíritos e trazer os bons augúrios.

Outra curiosidade interessante, também os chineses de além mar celebram o Ano Novo Chinês onde quer que estejam.

Embora a China seja um país muito tradicional, é interessante observar que, com o avanço da tecnologia, mudanças significativas ocorreram na maneira de celebrar a data e contribuíram para unir mais as famílias e tornar as grandes distâncias mais "próximas".

Com a popularidade dos smartphones e outros dispositivos móveis, mais e mais pessoas hoje cumprimentam parentes e amigos através de seu celular, hábito principalmente muito popular entre as novas gerações.

Enviar votos através do celular se tornou a maneira mais popular hoje de cumprimentar as pessoas durante o Ano Novo Chinês, textos, fotos e animação por celular é bem conveniente, pois mesmo o parente ou amigo que está distante poderá ser cumprimentado imediatamente.

Os chineses preferem o wechat ou o QQ, enquanto os ocidentais preferem o FaceBook ou WhatsApp.

Até mesmo o envio do Hongbao "envelope vermelho", contendo dinheiro, que mais comumente é presenteado aos filhos por seus pais e avós ou aos amigos, pode ser feito através do Wechat.

Os jovens que residem longe dos pais, muitas vezes optam por ficar na cidade onde trabalham, considerando que a distância longa demais poderá atrapalhar algum grande projeto em andamento... Nesse caso utilizam os meios mais comuns hoje, o Wechat para falar longamente com os familiares e amigos, enviando fotos de onde e como estão celebrando o Ano Novo Chinês ou até enviam o tradicional "hongbao" também por Wechat para presentear pela ocasião.

Além disso, o progresso tecnológico também contribuiu para a construção de uma malha ferroviária muito mais moderna e eficiente na China. A linha de trem de alta velocidade de maior extensão do mundo é a que liga a capital Pequim a Guangzhou, o grande polo econômico do sul, percorrendo a extensão de 2.298 km, propiciando aos chineses uma locomocao de trem-bala de forma muito mais rápida e confortável para visitar parentes e amigos para celebrar a maior festa do país!

Desejamos a todos os nossos amigos, associados e parceiros um Feliz, harmonioso e próspero Ano Novo Chinês!

新年快 (xīn nián kuài lè)

Uta Schwietzer

Vice-Presidente