Saiba mais sobre o Ano da Cabra - Ano Novo Chinês – 2015

O Ano Novo Chinês – 2015 - Ano da Cabra (do elemento madeira)

O Ano Novo Chinês é também chamado de Festival da Primavera, tem mais de 4.000 anos de história e é o maior e mais importante festival celebrado pelo povo chinês.

Um momento para as famílias se reunirem e comemorarem a chegada da primavera, é uma celebração semelhante ao Natal dos ocidentais. Teve origem durante a dinastia Shang (entre o século 17 e século 11 aC) e além de celebrar a reunião familiar da as boas vindas ao desabrochar das flores, com muitas atividades festivas, culinária variada e visitas a parentes e amigos. Pessoas de diferentes regiões e de diferentes grupos étnicos comemoram de acordo com a tradição de sua região.

Alguns costumes fazem parte da celebração:
as famílias fazem uma limpeza completa da casa e compram alimentos especiais e em grande quantidade, celebrando a fartura, incluindo peixes, carnes, castanhas assadas e nozes, todos os tipos de doces e frutas , etc., para o período do festival . Além disso, compram roupas novas, especialmente para as crianças. Decoram a casa com lanternas vermelhas , pergaminhos vermelhos com versos poéticos que são colados na porta - o caráter chinês " Fu " significa felicidade é colado no centro da porta e o “Feng” significa colheita, remetendo a fartura. Também as imagens em papel cortado – vermelho ( paper cut) decoram as janelas da casa.

Decoração típica de recorte em papel vermelho:

cabra 2015

As flores também são uma parte importante da decoração de Ano Novo Chinês , duas flores são frequentemente associadas ao Ano Novo Chinês : a flor de ameixa ( que simboliza coragem e esperança ) e o narciso d’água (que simboliza a boa sorte e fortuna )

A culinária durante esta celebração tem características próprias em cada região e é muito importante para o festival de cultura chinesa. Uma comida tradicional, os bolinhos recheados com carne e vegetais (dumplings) são indispensáveis durante os jantares comemorativos do ano novo. Pratos frios e quentes são servidos em todas as refeições e o peixe é sempre um prato muito importante, porque significa ter um ano rico e farto.

Na primeira noite do Festival da Primavera, muitas pessoas soltam fogos de artifício, na esperança de espantar qualquer má sorte e trazer boa sorte para o novo ano. Na tradição também as crianças muitas vezes recebem de presente (Hong Bao) envelopes vermelhos com dinheiro da "sorte" de familiares próximos e de amigos da familia.

O 羊yáng – cabra ( ou carneiro) está entre os animais de que as pessoas mais gostam. Símbolo de suavidade e calma e muitas vezes lembra as coisas belas da vida.

As sugestões para o ano da cabra em 2015:

- adotar estratégias conservadoras, quando se trata de investimentos para evitar dificuldades e perdas.

- tentar o seu melhor para aumentar sua renda e diminuir os seus gastos e viver dentro de suas possibilidades, sem grande extravagancia

- ser perseverante e ter paciência.

- usar sua criatividade e inteligência - é hora de transformar a semente em flor e fruto . Por isso, no ano da cabra, precisamos pensar duas vezes para preparar bem o próximo caminho para avançar, pois a cabra tende a mover a sorte das pessoas em diferentes direções.

"O lado criativo da cabra de madeira se aplica ao trabalho árduo e a perseverança para garantir a fortuna e o sucesso em 2015”!

A Câmara de Comercio e Industria Brasil China deseja a todos um feliz e prospero ANO NOVO DA CABRA!

Autor: Uta Schwietzer – Vice-Presidente